Sobre

Festival Terra Nostra

O Festival Terra Nostra surge como uma resposta às necessidades de valorização e promoção da cultura local, do empreendedorismo e da agricultura familiar na cidade de Itiruçu. Este evento multidisciplinar visa criar um espaço de integração e desenvolvimento comunitário, fortalecendo as bases socioeconômicas e culturais da nossa região.

Objetivo Geral

culturais de Itiruçu, garantindo que as futuras gerações conheçam e apreciem suas raízes.

Incentivo ao Empreendedorismo: Oferecer uma plataforma para os pequenos empreendedores divulgarem seus produtos e serviços, fomentando o crescimento econômico local.

Apoio à Agricultura Familiar: Reconhecer e valorizar o trabalho dos agricultores familiares, promovendo um consumo consciente e sustentável.

Educação e Capacitação: Proporcionar oportunidades de aprendizado e desenvolvimento através de palestras e mesas redondas, capacitando a comunidade para enfrentar desafios e aproveitar oportunidades.

Turismo Religioso

Divulgar amplamente a Festa da nossa Padroeira: Santa Bárbara

Negócios e Empreendedorismo

Apoiar iniciativas inovadoras e valorizar o comércio local

Cultura e Música

Apoiar às iniciativas culturais e musicais como fonte de formação do cidadão

Oficinas e Palestras

Contrução de conteúdos técnicos e científicos através de atividades educacionais

Itiruçu

O Evento

A primeira penetração no território do município data mais ou menos de 1823, quando, perseguido pela Guerra dos Mata Marotos, José Antônio Braga, de nacionalidade portuguesa, ocupou grande área dessa região, tendo regularizado sua posse pela Lei de terras, em 1854.

Sucedendo a José Antônio Braga, surgiram os exploradores Salustiano de Barros, José Norberto de Barros, Guilherme do Eirado Silva e João de Sousa Brandão, os quais, trabalhando com afinco na exploração da agricultura e da pecuária, transformaram o local denominado tiririca da Fazenda Morro Grande em núcleo populacional desenvolvido, onde edificaram uma capela, com a invocação de Santo Antônio. Posteriormente conseguiram que fosse a povoação elevada a categoria de distrito de Paz do município de Jaguaquara, conforme Lei municipal nº 8 de 18 de fevereiro de 1922; referendada pela Lei estadual nº 1567, de 2 de agosto do mesmo ano.

Aos esforços dos colonizadores acima referidos juntou-se o trabalho dinâmico de José Inácio Pinto e reunidos proporcionaram ao povoado de Tiririca e às suas imediações, grande surto de progresso que muito concorreu para a sua elevação à categoria de arraial.

Foi o arraial elevado a sede de subprefeitura de Itiruçu, pelo Decreto estadual nº 8476, de 9 de junho de 1933.

O município de Itiruçu foi criado pelo Decreto nº 9599, de 18 de julho de 1935, com território desmembrado do de Jaguaquara, ocorrendo sua instalação a 18 de agosto desse mesmo ano.

Patrocinadores

Apoio Institucional